Finanças

Bolsas asiáticas sobem, lideradas por Tóquio, em meio à expectativa de estímulos


As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, lideradas pelo mercado japonês, que foi impulsionado pela perspectiva de mais estímulos monetários e pelo enfraquecimento do iene frente ao dólar durante a madrugada.

O índice Nikkei saltou 3,23% em Tóquio hoje, a 16.911,05 pontos, registrando o maior ganho desde 2 de março, após o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, reiterar que, se necessário, o BC japonês não vai hesitar em tomar novas medidas – como a expansão de seu programa de compra de ativos e novos cortes de juros – para estimular a economia.

A fraqueza do iene ante o dólar nos negócios da madrugada também alimentou o apetite por ações no mercado japonês e em outras partes da Ásia.

Na China, após um dia de volatilidade, o Xangai Composto teve alta de 0,5%, a 3.082,36 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 1%, a 1.982,45 pontos.

Em outras partes da região asiática, o Hang Seng apresentou ganho de 0,85% em Hong Kong, a 21.337,81 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi subiu 1,75% em Seul, a 2.015,93 pontos, o Taiex avançou 0,2%, a 8.667,71 pontos, e o filipino PSEi mostrou alta moderada de 0,22% em Manila, a 7.357,28 pontos.

Os ganhos na Ásia também vieram após o bom desempenho dos mercados acionários de Nova York e Europa na sessão de ontem, em meio ao avanço dos papéis do setor financeiro.

Além disso, o JPMorgan elevou sua recomendação para a China, de neutra para overweight (acima da média do mercado), citando a interrupção na queda das reservas internacionais do país, menor preocupação com a desvalorização do yuan e a melhora recente dos indicadores chineses.

Na Oceania, a bolsa australiana terminou a sessão em alta de 1,3%, com o índice S&P/ASX 200 a 5.118,60 pontos e impulsionada por ações de bancos e mineradoras. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Aprenda a fazer a deliciosa receita de feijoada da cantora Ivete Sangalo
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Receita fácil e rápida de pavê de amendoim para o fim de semana
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago