Finanças

Bolsas asiáticas sobem com surpresa positiva das exportações chinesas


As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em alta significativa nesta quarta-feira, após a publicação de dados melhores que o esperado da balança comercial da China, que ajudaram a aliviar preocupações sobre a tendência de desaceleração da segunda maior economia do mundo. O avanço de mais de 4% do petróleo ontem, que contribuiu para o fechamento positivo dos mercados acionários em Nova York, também favoreceu a mão compradora na região.

As exportações chinesas surpreenderam positivamente em março e mostraram ganho anual de 11,3%, o primeiro aumento em nove meses e maior do que o avanço de 8,5% previsto por analistas. As importações da China, por sua vez, tiveram queda anual de 7,6% no mês passado, mas analistas projetavam declínio de 10,4%.

Os ganhos na Ásia foram liderados pelo mercado em Hong Kong, onde o índice Hang Seng saltou 3,19%, a 21.158,71 pontos. Já a bolsa japonesa subiu 2,84%, com o Nikkei a 16.381,22 pontos, também ajudada pela continuidade da desvalorização do iene, que interrompeu um recente rali frente ao dólar.

Nos mercados chineses, o Xangai Composto avançou 1,4%, a 3.066,64 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, também registrou alta de 1,4%, a 1.962,43 pontos.

Em Taiwan, o Taiex ignorou uma decisão do governo local de não mais intervir no mercado de ações e subiu 1,4%, a 8.652,08 pontos, impulsionado por fornecedores de componentes da Apple, após relatório do Goldman Sachs sugerir “significativa demanda reprimida” por iPhones.

Na capital filipina, Manila, o PSEi avançou 0,47%, a 7.341,00 pontos. Já o mercado sul-coreano, em Seul, não operou hoje devido a um feriado nacional.

Na Oceania, a bolsa australiana foi igualmente favorecida pelos números de comércio da China e pelo salto do petróleo nos negócios de ontem. O S&P/ASX, índice que reúne as empresas mais negociadas em Sydney, teve alta de 1,6%, a 5.054,70 pontos, impulsionado por ações de petrolíferas e mineradoras. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Corpo de jovem desaparecido é encontrado em caçamba de lixo
+ Corpo de Gabby Petito é encontrado, diz site; legista afirma que foi homicídio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Vídeo: família é flagrada colocando cabelo na comida para não pagar a conta
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio