Economia

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, com coronavírus no centro das atenções

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira, monitorando de perto a rápida propagação do coronavírus fora da China e ponderando os possíveis efeitos da epidemia no crescimento da economia global.

O coronavírus já infectou mais de 81 mil pessoas no mundo e causou mais de 2,7 mil mortes. A China concentra a maioria dos casos, mas a disseminação da doença ganhou força em outros países ao longo da última semana, principalmente na Coreia do Sul, na Itália e no Irã.

Ontem à noite, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que seu vice-presidente, Mike Pence, irá coordenar os esforços de combate ao coronavírus no país. Trump admitiu, porém, que a disseminação do coronavírus nos EUA não é inevitável.

O índice japonês Nikkei sofreu forte queda em Tóquio hoje, de 2,13%, a 21.948,23 pontos, seu menor patamar em mais de quatro meses, enquanto o sul-coreano Kospi caiu 1,05% em Seul, a 2.054,89 pontos, e o Taiex recuou 1,24% em Taiwan, a 11.292,17 pontos.

Apesar da ameaça do coronavírus, o Banco Central da Coreia do Sul – conhecido como BoK – decidiu manter sua taxa básica de juros no atual nível de 1,25%.

Por outro lado, as bolsas da China continental encerraram o pregão com ganhos modestos, em meio a esforços de Pequim de estimular a economia numa tentativa de amenizar os efeitos do coronavírus. O Xangai Composto subiu 0,11%, a 2.991,33 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,24%, a 1.895,13 pontos.

Já o Hang Seng se valorizou 0,31% em Hong Kong, a 26.778,62 pontos, interrompendo uma sequência de três dias negativos, após o governo local prometer pesados gastos também para mitigar o impacto do coronavírus.

Na Oceania, a bolsa australiana fechou no menor nível em 12 semanas, apagando os ganhos restantes de 2020. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,75% em Sydney, a 6.657,90 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também

+ Toyota Corolla Cross é SUV do Corolla para brigar com Jeep Compass e cia; confira imagens oficias
+ Robert De Niro reduz limite do cartão da ex-mulher e diz que coronavírus implodiu suas finanças
+ Maria Zilda relembra como soube que Ary Fontoura era gay: “A coisa mais incrível que já ouvi”
+ Rafa Kalimann ensina receita de palha italiana; veja o vídeo
+ Juliana Caetano, do Bonde do Forró, fala sobre proposta de 500 mil reais que recebeu
+ MasterChef estreia sem "supercampeão" e cheio de mudanças
+ Gafanhotos: cidade na Bahia enfrenta invasão de insetos
+ Coronel da PM diz que Bolsonaro é ‘falastrão’ e renuncia à entidade de Oficiais
+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior