As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, mas o clima de cautela visto na semana passada persistiu após Donald Trump assumir como presidente dos EUA.
O mercado de Hong Kong deixou claro que os investidores continuam relutantes em tomar risco, diante das incertezas que cercam o novo governo dos EUA. O índice Hang Seng chegou a subir quase 1% durante a primeira hora de negócios, mas logo passou a operar perto da estabilidade e acabou encerrando o dia com alta marginal de 0,06%, a 22.898,52 pontos.
Na China, o Xangai Composto avançou 0,44%, a 3.136,55 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto teve ganho de 0,87%, a 1.902,14 pontos.
Entre as maiores bolsas da Ásia, a de Tóquio foi exceção e o Nikkei caiu 1,29%, a 18.891,03 pontos, interrompendo uma sequência de três sessões de ganhos. O mercado japonês foi pressionado pela valorização do iene ante o dólar, fator que tende a pesar em ações de exportadoras japonesas.
Durante a madrugada, o dólar se enfraqueceu não apenas em relação ao iene, como também ante outras moedas principais, ampliando perdas do fim da semana passada, ainda em reação ao discurso de posse de Trump. Ao assumir o cargo, na sexta-feira, Trump voltou a sinalizar uma postura protecionista no comércio e não deu detalhes sobre planos de estímulos fiscais.
Nos últimos meses, expectativas de que Trump seria agressivo na concessão de incentivos fiscais ajudaram a impulsionar os mercados acionários globais.
“As pessoas ainda estão esperando ver o coelho sair da cartola”, comentou Andrew Sullivan, diretor-gerente de vendas da Haitong International Securities, sobre a administração Trump. “Até que vejamos o coelho, não vamos acreditar na mágica.”
Em outras partes da região asiática, o índice sul-coreano Kospi ficou praticamente estável em Seul, com ligeira alta de 0,02%, a 2.065,99 pontos, enquanto o Taiex subiu 0,99% em Taiwan, a 9.424,05 pontos, e o filipino PSEi apresentou ganho mais robusto em Manila, de 1,96%, a 7.374,35 pontos.
Na Oceania, a bolsa da Austrália foi influenciada por alertas negativos de lucros de empresas locais e o índice S&P/ASX 200 caiu 0,8% em Sydney, a 5.611,10 pontos, no menor nível em quase cinco semanas. Com informações da Dow Jones Newswires.