As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta quarta-feira, influenciadas por tensões comerciais e políticas.

Em discurso ontem na Assembleia Geral da ONU, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a acusar a China de manipular o câmbio e disse que não aceitará um acordo comercial “ruim” com o país asiático. Apenas um dia antes, o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, havia dito que os dois lados irão retomar negociações comerciais em duas semanas, confirmando expectativas de que o diálogo bilateral será restabelecido em outubro.

Em resposta aos comentários de Trump, o ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi, alertou que a separação das economias da China e dos Estados Unidos é uma rota que levaria a “problemas infinitos” para ambos os países. Para Wang, “dissociar-se da economia chinesa seria dissociar-se de oportunidades e do futuro”.

Wang, que falou durante evento em Nova York, também criticou a visão de que a China seria um adversário dos EUA e afirmou que os americanos deveriam “evitar comprar uma briga com o país errado”.

Além da questão comercial, o cenário político dos EUA também preocupa. Ontem, a Câmara dos Deputados americana abriu inquérito para possível impeachment de Trump, suspeito de ter usado o cargo para perseguir o ex-presidente Joe Biden, seu adversário político.

Na China continental, o índice Xangai Composto recuou 1% no pregão de hoje, a 2.955,43 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,61%, a 1.638,77 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve queda de 1,28%, a 25.945,35 pontos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Em outras partes da Ásia, o japonês Nikkei se desvalorizou 0,36% em Tóquio, a 22.020,15 pontos, pressionado por ações de fabricantes de máquinas, enquanto o sul-coreano Kospi caiu 1,32% em Seul, a 2.073,39 pontos, e o Taiex recuou 0,41% em Taiwan, a 10.873,69 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana registrou sua maior queda diária em um mês, com as perdas lideradas por petrolíferas e mineradoras. O S&P/ASX 200 caiu 0,57% em Sydney, a 6.710,20 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias