Economia

Bolsas asiáticas fecham em baixa com temor gerado por coronavírus

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, influenciadas por temores de que o surto de coronavírus iniciado na China continue se alastrando e prejudique a perspectiva econômica global.

O índice japonês Nikkei caiu 0,55% hoje, a 23.215,71 pontos, em meio a fortes perdas de ações ligadas a bens de consumo e maquinário. Em Seul, o sul-coreano Kospi teve queda de 3,09%, a 2.176,72 pontos, na volta do feriado de ano-novo local.

As bolsas de Xangai e de Shenzhen divulgaram comunicados adiando a reabertura dos negócios para segunda-feira (03). Originalmente, ambas voltariam a operar na sexta (31).

Ontem, o governo chinês decidir estender o feriado do ano-novo lunar em três dias, até domingo (02), como parte de esforços para conter o coronavírus, que já infectou mais de 4.500 pessoas e causou ao menos 106 mortes na China.

Já a Bolsa de Hong Kong informou hoje que irá retomar os negócios nesta quarta-feira (29), como estava previsto.

Na Oceania, a bolsa da Austrália também voltou hoje de um feriado local fortemente pressionada pelo noticiário sobre o coronavírus. O S&P/ASX 200 teve queda de 1,35%, a maior em 2020, encerrando o pregão em Sydney a 6.994,50 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.