As bolsas asiáticas fecharam em alta modesta nesta terça-feira, com investidores se mostrando um pouco mais otimistas após os últimos desdobramentos da disputa comercial entre Estados Unidos e China.

A ligeira melhora de humor na Ásia veio após o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, dizer em entrevista à emissora Fox Business que EUA e China irão retomar negociações comerciais em duas semanas, confirmando expectativas de que os dois lados voltarão a dialogar em outubro.

Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,28% hoje, a 2.985,34 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,33%, a 1.665,56 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve alta de 0,22%, a 26.281,00 pontos.

Em outras partes da região asiática, o Nikkei teve leve alta de 0,09% em Tóquio, a 22.098,84 pontos, na volta de um feriado nacional ontem no Japão, e o sul-coreano Kospi subiu 0,45% em Seul, a 2.101,04 pontos, enquanto o Taiex ficou praticamente estável em Taiwan, com baixa marginal de 0,01%, a 10.918,01 pontos.

Nesta madrugada, o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, reiterou que o BC japonês “não hesitará” em adotar medidas adicionais de relaxamento monetário, se preciso, como já havia declarado na semana passada, quando a instituição decidiu manter sua política inalterada.

Na Oceania, a bolsa australiana fechou perto da estabilidade, mas interrompeu uma sequência de três pregões de ganhos. O S&P/ASX 200 recuou 0,01% em Sydney, a 6.748,90 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias