A Bolsa de Tóquio fechou com a maior alta em mais de um mês nesta quinta-feira, acumulando ganhos pelo terceiro pregão consecutivo, após o chefe do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) prometer mais relaxamento monetário, se preciso, e em meio ao enfraquecimento do iene frente ao dólar durante a madrugada.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, saltou 3,23%, registrando o ganho mais expressivo desde 2 de março, a 16.911,05 pontos. Nos negócios de ontem, o índice havia avançado 2,84%.

O mercado japonês foi impulsionado por comentários do presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, que prometeu expandir o programa de compra de ativos do BC japonês e cortar ainda mais a taxa de depósitos negativa para estimular a economia do Japão, caso haja necessidade.

Além disso, o iene voltou a cair ante o dólar nos negócios da madrugada, o que tende a favorecer a rentabilidade de exportadoras japonesas. Nas últimas semanas, a tendência de valorização do iene vinha pressionando a bolsa japonesa.

Os destaques de alta em Tóquio incluíram o fabricante de tratores Kubota (+6%), a seguradora Dai-ichi Life Insurance (+4,9%), e as montadoras – e exportadoras – Toyota (+3,25%), Nissan (+2,51%) e Honda (+1,93%). Fonte: Dow Jones Newswires.