A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta nesta quarta-feira, acumulando ganhos pelo segundo pregão consecutivo, em meio à continuidade da desvalorização do iene e após o forte desempenho do petróleo nos negócios de ontem e da publicação de dados positivos da balança comercial chinesa.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais líquidas na capital do Japão, subiu 2,84%, a 16.381,22 pontos, depois de avançar 1,13% na sessão anterior.

Interrompendo um rali recente, o iene manteve o movimento de ontem e se enfraqueceu mais frente ao dólar durante a madrugada, o que tende a impulsionar a rentabilidade de exportadoras japonesas.

Além disso, o petróleo teve ganhos de mais de 4% em Nova York e Londres ontem e a China divulgou números de exportação e importações melhores do que o esperado para março, favorecendo a mão compradora no mercado japonês.

No setor exportador, os destaques em Tóquio incluíram as montadoras Toyota (+2,52%), Nissan (+3,39%) e Honda (+2,68%).

Já o fornecedor de componentes para smartphones Murata Manufacturing saltou 7,1%, após uma previsão positiva do Goldman Sachs para o setor e também influenciado pelo dado de exportações da China, que em março registraram o primeiro ganho anual em nove meses. Com informações da Dow Jones Newswires.