A Bolsa de Tóquio fechou em baixa moderada nesta sexta-feira, após acumular fortes ganhos nos três pregões anteriores em meio à especulação sobre possíveis novas medidas de estímulos do banco central japonês e alertas de autoridades do governo sobre a recente tendência de valorização do iene.

O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, caiu 0,37%, a 16.848,03 pontos. Ao longo da semana, o índice japonês registrou alta de 6,49%.

Os ganhos da semana vieram após o iene interromper a trajetória recente de alta e se enfraquecer frente ao dólar em sessões recentes, na esteira de comentários de várias autoridades do Japão, que defenderam suas políticas econômicas e alertaram sobre movimentos especulativos no câmbio.

Ontem, o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, disse em Washington que o recente avanço do iene tem sido “excessivo”.

Nesta madrugada, o iene operou perto da estabilidade em relação ao dólar. A força da moeda japonesa tende a comprometer a rentabilidade de exportadoras do país.

Os destaques de baixa em Tóquio hoje incluíram o Mizuho Financial Group (-2,6%) e a exploradora de petróleo Inpex (-2,3%). Fonte: Dow Jones Newswires.