A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta quinta-feira, interrompendo uma sequência de sete pregões em baixa, em meio à demanda por ações que acumularam fortes perdas recentemente e apesar da continuidade da força do iene ante o dólar.

O Nikkei, que reúne as ações mais líquidas no mercado japonês, subiu 0,22%, a 15.749,84 pontos, depois de uma sessão volátil e de recuar 0,11% nos negócios de ontem.

O modesto avanço em Tóquio veio com a recuperação limitada de ações que se desvalorizaram muito nos últimos tempos, como as do setor petrolífero. A exploradora de petróleo Inpex avançou 2,8%, enquanto a JX Holdings, distribuidora da commodity, registrou ganho de 2,9%.

A bolsa japonesa, porém, continuou pressionada após o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sinalizar ontem, na ata de sua última reunião de política monetária, que é improvável que volte a elevar juros em abril.

A indicação do Fed ajudou a impulsionar o iene a novas máximas em 17 meses frente ao dólar durante a madrugada, num movimento que tende a prejudicar a rentabilidade das empresas japonesas. Ao mesmo tempo, a perspectiva de juros baixos nos EUA pesa em ações do setor financeiro do Japão.

Os destaques de baixa em Tóquio hoje incluíram o conglomerado industrial Fuji Heavy Industries (-3,2%) e a seguradora Dai-ichi Life Insurance (-1,9%). Fonte: Dow Jones Newswires.