A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira, impulsionada pela recuperação de ontem nos preços das commodities, como petróleo e metais básicos, e pela desvalorização do iene ante o dólar durante a madrugada.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais líquidas na capital do Japão, subiu 1,13%, a 15.928,79 pontos, apagando a queda de 0,44% do pregão anterior.

Com o avanço das commodities, as siderúrgicas lideraram os ganhos em Tóquio hoje: a Nippon Steel & Sumitomo Metal saltou 6,5% e a JFE Holdings ganhou 5,6%, enquanto a Kobe Steel teve alta de 5% e a Osaka Titanium Technologies, de 6,4%.

O mercado japonês também foi favorecido pela fraqueza do iene frente ao dólar durante os negócios asiáticos. A moeda japonesa se desvalorizou após o ministro de Finanças do país, Taro Aso, reiterar que o governo poderá agir contra movimentos “especulativos e unilaterais” da taxa de câmbio.

Nos últimos tempos, o iene tem mostrado tendência de valorização, pressionando a rentabilidade de exportadoras japonesas e contribuindo para o Nikkei acumular perdas de 16% desde o começo do ano.

No setor exportador, destacaram-se as montadoras Toyota (+3,9%), Honda (+3,8%) e Nissan (+3,3%), além dos fabricantes de eletrônicos Panasonic (+2,4%) e Sony (+2,3%). Fonte: Dow Jones Newswires.