A Bolsa de Tóquio fechou em alta pelo segundo pregão seguido nesta sexta-feira, após o iene interromper a recente tendência de valorização ante o dólar, em reação a comentários de uma autoridade japonesa.

O Nikkei, que reúne as ações mais líquidas negociadas na capital do Japão, subiu 0,46%, a 15.821,52 pontos, após registrar alta de 0,22% nos negócios de ontem. Ao longo da semana, porém, o índice acumulou perdas de 2,12%.

As ações no mercado japonês mostraram alguma recuperação após o iene se enfraquecer levemente frente ao dólar durante a madrugada, reagindo a comentários do ministro de Finanças do Japão, Taro Aso. Segundo Aso, o governo tomará as medidas necessárias para conter o iene “se a situação assim exigir”. O ministro, porém, não falou sobre a possibilidade de intervenções diretas no mercado de câmbio.

Ontem, a moeda japonesa atingiu várias máximas em 17 meses ante o dólar, em meio a um movimento de aversão a risco que favoreceu ativos considerados “mais seguros”.

O iene valorizado tende a ser negativo para os negócios na bolsa japonesa, em especial para exportadoras, que têm sua rentabilidade prejudicada.

Os destaques de alta em Tóquio incluíram os fabricantes de máquinas Komatsu (+4,1%) e de equipamentos eletrônicos (+3,7%).

Por outro lado, a Fast Retailing, o maior componente do Nikkei, sofreu um tombo de 13% hoje, após a varejista de vestuário anunciar resultados fracos, em parte causados pelo avanço recente do iene. Fonte: Dow Jones Newswires.