A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta segunda-feira em meio a preocupações com o referendo no Reino Unido sobre a permanência do país na União Europeia (UE), o que levou os investidores a saírem dos ativos de risco em busca de segurança como o iene, o que pressionou as empresas exportadoras. Além disso, incertezas em torno das reuniões de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) e do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) – ambas nesta semana – contribuíram com o pessimismo.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 3,5%, a 16.019,18 pontos, o menor nível desde 12 de abril e a maior queda porcentual desde 28 de abril.

Uma pesquisa publicada na sexta-feira pelo jornal The Independent mostrou que 55% dos entrevistados acreditavam que o Reino Unido deveria deixar a União Europeia, em comparação com 45% que optaram pela permanência. Segundo o jornal, o porcentual dos que são favor de um “Brexit” – a saída do país da UE – atingiu o maior nível desde que a empresa ORB iniciou as pesquisas no ano passado. O referendo acontecerá no dia 23 de junho.

Economistas, analistas e investidores têm alertado para possíveis danos econômicos em caso de um “Brexit”. Na semana passada, o megainvestidor George Soros disse que há boa chance de a União Europeia entrar em colapso caso o Reino Unido opte por deixar o bloco. “Se o Reino Unido sair, isso poderia desencadear em um êxodo geral e a dissolução da União Europeia passará a ser praticamente inevitável”, disse ele.

“As ações japonesas caíram refletindo um possível resultado do referendo do Reino Unido,” disse Soichiro Monji, gerente geral de pesquisa econômica da Daiwa SB Investments, referindo-se ao aumento da probabilidade de uma saída do Reino Unido.

Com isso, o iene – considerado um ativo de segurança – avançou ante o dólar para níveis raramente vistos desde outubro de 2014. Às 4h45 (de Brasília), o dólar caía a 105,96 ienes, ante 106,82 ienes do fechamento de 6ª feira, após atingir uma mínima em 105,73 ienes.

Ações de empresas exportadoras e que estão expostas a economias europeias foram particularmente atingidas. O papel da Mazda Motor caiu 6,0%. Cerca de um quarto das exportações da montadora são para a Europa. Já as ações da Nintendo perderam 4,4%. Cerca de um quarto das vendas totais da empresa de videogame também vai para a Europa.

Além disso, reuniões de política monetária importantes são esperadas para esta semana. A reunião do Fed acontece nos dias 14 e 15 de junho, enquanto a do BoJ ocorrerá nos dias 15 e 16. Apesar de os investidores não esperarem por mudanças nas políticas, eles aguardam por pistas para saber quando o Fed deverá elevar os juros nos EUA e o BoJ anunciar novas medidas de estímulos para impulsionar a economia.