Bolsa de Tóquio fecha em queda, na contramão do iene

A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão desta quarta-feira em leve queda, influenciada pelo comportamento de baixa de ações de empresas exportadoras. O índice Nikkei terminou com recuo de 0,48%, aos 20.098,38 pontos.

As ações de empresas que comercialização com o exterior costumam ser penalizadas pela valorização do iene. E foi justamente isto que ocorreu nesta sessão. A moeda japonesa, considerada um ativo de segurança, vinha desde a tarde de terça-feira em Nova York em alta, influenciada pela divulgação de e-mails que mostram a relação do empresário Donald Trump Jr. com uma advogada russa durante as eleições de 2016. Os documentos podem gerar uma nova crise envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cuja campanha vitoriosa é suspeita de ter se beneficiado de espionagem da Rússia contra a democrata Hillary Clinton.

Na contramão da subida do iene, os papéis da fabricante de ar-condicionado Fujitsu cederam 1,00%, da produtora de equipamentos elétricos Mitsubishi Electric recuaram 1,82% e da química Sumitomo Chemical perderam 0,61%. Fonte: Dow Jones Newswires.