A Bolsa de Tóquio fechou em leve alta nesta quinta-feira, ajudada pela recuperação dos preços do petróleo, com o Brent operando acima de US$ 50 pela primeira vez em sete meses, enquanto os investidores aguardam por mais sinais do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sobre o ritmo dos aumentos de juros neste ano.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,1%, a 16.772,46 pontos, reduzindo a valorização de 1,6% do pregão anterior.

Entre as empresas que se beneficiaram com a alta do petróleo, destaque para companhia de exploração Inpex, cujas ações subiram 2,5%.

No entanto, uma forte queda de empresas siderúrgicas pesaram sobre as negociações e limitaram a alta do índice. O papel da Kobe Steel recuou 4,0%.

O foco de curto prazo do mercado é sobre os sinais que o Fed poderá dar sobre um possível aumento de juros nos EUA na reunião de política monetária em junho. Os investidores seguem com cautela no aguardo pelo discurso da presidente do Fed, Janet Yellen, amanhã às 14h15 (de Brasília).

Entre as maiores altas, destaque para as ações da Takata que subiram 21% após o jornal Nikkei informar que o fundo de investimento norte-americano Kohlberg Kravis Roberts & Co está buscando assumir o controle da fabricante japonesa de airbags. O fundo apresentou ainda detalhes de um plano de reestruturação para a Takata, informou o jornal.