Bolsa de Tóquio fecha em alta moderada, com compras de ações limitadas pelo Fed

A Bolsa de Tóquio fechou em alta moderada nesta sexta-feira, com os investidores evitando comprar ações de forma agressiva diante da crescente possibilidade de novas elevações de juros nos EUA.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,54%, a 16.736,35 pontos, encerrando a semana com valorização de 1,97%.

O mercado japonês abriu em tom negativo, influenciado por sinalizações de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderá voltar a elevar juros.

O presidente da distrital do Fed em Nova York, William Dudley, disse ontem que há boas chances de que o próximo aumento de juros ocorra em meados do ano. Já o responsável pelo Fed de Richmond, Jeffrey Lacker, reiterou seu apoio a uma eventual elevação dos juros básicos na reunião de junho.

Ata da reunião de abril do Fed, publicada na quarta-feira, mostrou que há firme possibilidade de ajuste nos juros no próximo mês.

Ao longo do pregão de hoje, no entanto, a bolsa japonesa acabou se recuperando, sustentada por compras de ações defensivas de menor liquidez, que são menos suscetíveis a ciclos econômicos. Foi o caso da fabricante de alimentos Itoham Yonekyu Holdings, cujos papéis saltaram 11%. Fonte: Dow Jones Newswires.