A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira com os investidores digerindo os comentários da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que mostrou uma postura cautelosa em relação ao aumento de juros, destacando incertezas econômicas.

O Nikkei, índice que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,60%, a 16.675,45 pontos.

As ações no geral não conseguiram firmar uma direção clara ao longo do pregão em meio à incerteza sobre as perspectivas econômicas nos EUA após o relatório fraco de emprego em maio (payroll). Apesar de Yellen ter afirmado que “é importante não dar muito peso a apenas um relatório mensal de emprego”, ela também disse que o payroll e o risco de saída do Reino Unido da União Europeia justificam “paciência com juros”, o que acabou ajudando o mercado acionário.

Entre as ações que tiveram as maiores altas, destaque para a empresa de produtos de cuidados para bebês Pigeon Corp. que subiram 14% após a divulgação de resultados sólidos no trimestre entre fevereiro e abril, com avanço de 4,3% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por outro lado, os papéis da Japan Airlines caíram 2,4%. As ações de companhias aéreas estão começando a ter um desempenho ruim diante da recente recuperação dos preços do petróleo. Fonte: Dow Jones Newswires.