Bolonha realiza festa de abertura do Giro d’Italia

BOLONHA, 08 MAI (ANSA) – A cidade de Bolonha, na região da Emília-Romana, realiza nesta quinta-feira (9) uma grande festa de abertura para a edição de 2019 do Giro d’Italia, uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial.   

A cerimônia será realizada na Piazza Maggiore e terá entrada franca. O evento apresentará as 22 equipes e os 176 ciclistas que participarão da prova.   

O evento também contará com um show de luzes e uma performance das atletas da seleção italiana de ginástica rítmica.   

Bolonha foi a linha de chegada da primeira edição do Giro d’Italia, em 1909, que foi vencida por Luigi Ganna. A última vez que a cidade recebeu a prova foi há 25 anos.   

A corrida terá início neste sábado (11), em Bolonha, e terminará em frente ao Coliseu de Verona, no dia 2 de junho. A edição número 102 da competição possuirá 3.518,5 quilômetros de extensão e contará com 21 etapas.   

Diferentemente das edições anteriores, o Giro 2019 será realizado exclusivamente em território italiano, com apenas uma etapa fora do país, na República de San Marino, enclave situado no norte da Itália.   

A edição de 2018 foi vencida pelo britânico Chris Froome, com o holandês Tom Dumoulin, campeão em 2017, em segundo, e o colombiano Miguel Ángel López em terceiro.(ANSA)