Bolonha confirma jogo de basquete com time de Israel

BOLONHA, 19 NOV (ANSA) – Uma partida de basquete na Itália entre Virtus Bologna e Maccabi Tel Aviv, de Israel, provocou, nos últimos dias, uma queda de braço entre o prefeito de Bolonha, Matteo Lepore, e o governo de Giorgia Meloni. No entanto, as autoridades emilianas perderam a batalha.   

Apesar dos protestos contra a realização do confronto com o time israelense, marcado para o dia 21 de novembro, Lepore afirmou que o jogo válido pela Euroliga, a Champions League do basquete, ocorrerá normalmente no PalaDozza, na capital da região da Emilia-Romagna.   

“Manifestei minha oposição, mas o Ministério do Interior reiterou que as condições de ordem pública e de respeito à segurança dos cidadãos permitem que o jogo aconteça. Só posso reconhecer isso”, declarou o prefeito bolonhês, visivelmente incomodado com a decisão.   

Lepore acrescentou que os protestos contra o jogo “são uma questão internacional séria e grave” e destacou que precisam “ser tratados com inteligência e não com força”.   

O ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, avaliou que “não há motivos para que [a partida] não aconteça”, pois não é possível permitir que “pessoas que ameaçam com violência ditem a agenda de eventos públicos”.   

O prefeito de Bolonha chegou a solicitar o adiamento do confronto e a mudança de local devido aos esperados protestos em massa contra o Maccabi Tel Aviv, em razão das ações das forças israelenses na Faixa de Gaza.   

“É evidente que o Ministério do Interior optou por trazer centenas de policiais de toda a Itália para Bolonha a fim de garantir a ordem pública durante a partida. Esperemos que não se torne um dia em que a cidade fique de cabeça para baixo”, disse Lepore.   

O político do Partido Democrático (PD), que chefia Bolonha desde 2021, afirmou que a área ao redor do ginásio PalaDozza, no centro do município, permanecerá fechada. Ele não escondeu que as rigorosas medidas “limitarão severamente a liberdade dos cidadãos”.   

Um dos clubes mais vencedores do basquete italiano, a Virtus Bologna ocupa a 14ª posição na Euroliga e enfrentará o Maccabi Tel Aviv pela 12ª rodada do torneio. (ANSA).