BOLONHA, 18 FEV (ANSA) – Do rock ao jazz, das trilhas sonoras à ópera, passando por cantores e compositores italianos: os diversos gêneros musicais poderão ser encontrados nos cerca de 25 mil discos doados pela família italiana Santonastaso em 2022 à Prefeitura de Bolonha e que agora podem ser ouvidos pelos entusiastas na nova sala de audição de vinil criada na Biblioteca Salaborsa.
Considerada a cidade criativa da música da Unesco, Bolonha torna-se assim uma dos primeiros municípios italianos a oferecer um espaço dedicado exclusivamente à audição de discos de vinil dentro de uma biblioteca pública.
Além disso, com a hashtag #welovevinili, a sala de audição também chega às redes sociais e convida os usuários a compartilharem suas experiências no lugar no Instagram.
No momento, apenas os discos de 33 rpm, os chamados LPs, estão disponíveis, pois o acervo ainda está sendo catalogado.
Os discos foram colecionados ao longo dos anos por Carlo Santonastaso, irmão mais novo de Mario e Pippo (famosa dupla cômica de cinema e teatro), “um grande amante da música que abria de bom grado as portas de sua casa para que seus amigos ouvissem seus discos, em seu sistema futurista”, disse seu sobrinho Andrea (também ator) na apresentação do projeto.
“Ele tinha tantos deles que alguns eram até colocados no banheiro. Quando estava livre do trabalho no Hospital Bellaria, ele andava pelos mercados em busca de raridades, mesmo que na realidade levasse tudo, como um disco de Patrizio Oliva, um boxeador napolitano”, acrescentou Pippo.
A inauguração do local foi celebrada na última sexta-feira (14), na praça coberta de Salaborsa, onde o público assistiu a uma apresentação de Andrea e Pippo Santonastaso dedicada a Carlo.
A sala de audição de vinil foi projetada para oferecer a mais alta qualidade de som, graças ao tratamento acústico profissional e a um sistema Hi-Fi de alto nível. O local receberá, mediante reserva, estudiosos, amantes da música ou simplesmente curiosos, num ambiente acolhedor e intimista, convidando a explorar um vasto acervo de discos de vinil na sua dimensão mais autêntica de escuta ambiental, sem uso de fones.
(ANSA).