28/10/2024 - 18:47
Nesta segunda-feira, 28, o meio-campista Rodri, do Manchester City, foi consagrado Bola de Ouro da temporada 2023/2024. O troféu, organizado pela revista France Football, em parceria com a UEFA, é concedido ao melhor jogador de futebol da última temporada.
Em cerimônia, realizada em Paris, Rodri superou Vini Jr. (Brasil) e Jude Bellingham (Inglaterra), seus rivais na disputa pelo troféu. Essa é apenas a quarta vez que um jogador espanhol conquista o título. Antes, apenas Di Stéfano (1957 e 1959) e Luis Suárez (1960) haviam levado a disputa.
Confira o top 10 completo dos melhores jogadores da temporada 2023/2024:
4 – Dani Carvajal
5 – Erling Haaland
6 – Kylian Mbappé
7 – Lautaro Martinez
8 – Lamine Yamal
9 – Toni Kroos
10 – Harry Kane
Já na premiação feminina, a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi considerada a melhor jogadora da temporada 2023/2024. Ela também ganhou o prêmio na temporada passada.
Confira os demais vencedores da premiação:
– Jogador jovem da temporada (até 21 anos): Lamine Yamal (Barcelona)
– Melhor clube feminino da temporada: Barcelona
– Melhor clube masculino da temporada: Real Madrid
– Artilheiros da temporada: Harry Kane e Mbappé, ambos com 52 gols
– Melhor goleiro da temporada: Emiliano Martinez (Aston Villa)
– Atleta da temporada engajada em causas sociais: Jenni Hermoso
– Melhor treinador da temporada: Carlo Ancelotti
– Melhor treinadora da temporada: Emma Reyes
Como funciona a votação?
O prêmio Ballon d’Or é entregue ao melhor jogador da última temporada. Neste caso, Rodri foi eleito o principal nome da temporada 2023/2024. O espanhol foi um dos grandes destaques do Manchester City na conquista do Campeonato Inglês e Mundial de Clubes, além de ser o principal maestro da Seleção Espanhola na conquista da Eurocopa.
A premiação é definida através do voto composto por um “juri”, formado por jornalistas especializados dos 100 países que ocupam as primeiras posições no ranking da Fifa. Dentro de 30 nomes, definidos por membros da redação do “L’Équipe” e embaixadores da Uefa, cada “jurado” deve escolher 10 jogadores e posiciona-los de acordo com a sua preferência, levando em consideração o desempenho individual e coletivo dos jogadores na temporada em questão.
O primeiro colocado de cada eleitor ganha 15 pontos, e os seguintes 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. O jogador que obtém a maior pontuação final, somando todos os jornalistas selecionados, vence a disputa. Em caso de empate, conquista o prêmio quem tiver sido indicado mais vezes como o primeiro colocado.
Temporada de Rodri
Meio-campista de muita classe, Rodri não teve números tão expressivos de gols e assistências como seus adversários na disputa, justamente por jogar mais recuado no campo. Apesar disso, foi um jogador de grande importância para a conquista de títulos de seu clube e de sua seleção, ditando o ritmo de jogo do Manchester City de Guardiola e da Seleção Espanhola do técnico Luis de la Fuente. Veja os principais números do espanhol na temporada:
- Números: 12 gols e 14 assistências em 63 jogos (3 gols e 13 assistências em 13 jogos pela seleção)
- Títulos: Mundial de Clubes, Eurocopa, Premier League
- Prêmios individuais: Melhor jogador da Eurocopa, Seleção da Eurocopa e Golden Ball do Mundial de Clubes
Título polêmico
Pouco antes da realização da cerimônia do Ballon d’Or, a notícia de que Rodri seria eleito o grande vencedor do dia se espalhou pelo mundo. Jornais europeus, como Marca e RMC, e jornalistas consagrados como Fabrizio Romano, noticiaram pela manhã que o brasileiro Vini Jr. e a delegação do Real Madrid foram informados da vitória do jogador espanhol e que, por isso, não compareceriam à cerimônia.
A informação foi confirmada pela imprensa brasileira e a indignação tomou conta das redes sociais. Até aquele momento, Vini Jr. era apontado como o principal favorito ao título de Bola de Ouro depois de uma temporada de destaque pelo Real Madrid, sendo decisivo nos títulos do Campeonato Espanhol e da Uefa Champions League. Horas depois, Rodri foi, de fato, eleito melhor jogador da temporada.