O vice-presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kikuo Iwata, disse nesta quinta-feira que o BC japonês não tem uma agenda predeterminada para a ampla reavaliação que pretende fazer de sua política na reunião de setembro.

“Permita-me deixar claro que não temos nenhuma diretriz futura específica de política monetária no momento”, declarou Iwata, durante discurso a líderes empresariais em Yokohama.

Segundo Iwata, o BoJ quer “trabalhar de mente aberta” para conduzir uma análise a partir de várias perspectivas e “ter uma discussão produtiva sobre o que pode ser feito” para cumprir sua meta de inflação de 2% “o mais cedo possível”.

Os comentários de Iwata sugerem que a revisão da política do BoJ pode levar tanto a um fortalecimento quanto a uma retirada dos estímulos monetários, o que mantém as incertezas entre os investidores.

Iwata, no entanto, afirmou que é improvável que haja aperto da política monetária.

Na semana passada, o BoJ fez ajustes apenas secundários em sua política, mas adiantou que fará uma revisão de seus estímulos no próximo mês, gerando especulação nos mercados financeiros. Fonte: Dow Jones Newswires.