31/07/2024 - 10:13
A Boeing nomeou, nesta quarta-feira (31), Robert “Kelly” Ortberg como seu novo CEO, ao mesmo tempo em que relatou um prejuízo significativo no segundo trimestre.
Ortberg, de 64 anos, tem uma vasta experiência no setor aeronáutico e dirigiu o grupo Rockwell Collins, que mais tarde se tornou subsidiária da RTX, da qual se aposentou em 2021.
O novo CEO ingressará na Boeing no momento que a fabricante de aviões tenta se recuperar de uma série de problemas de segurança, controle de qualidade e uma baixa na produção.
Ortberg tomará posse no dia 8 de agosto, substituindo Dave Calhoun, que anunciou sua saída da empresa antes do final do ano.
Em um comunicado separado, a Boeing publicou resultados para o segundo trimestre bem abaixo das previsões dos analistas, com um prejuízo líquido de 1,44 bilhão de dólares (8,1 bilhões de reais) devido a menores entregas de aeronaves comerciais.
A receita caiu 14,6%, para US$ 16,9 bilhões (valor em 95,5 bilhões de reais na cotação atual).
Esses resultados também foram impactados pelos negócios de defesa da Boeing, com contratos a preços fixos nos quais registrou perdas devido a dificuldades na cadeia de suprimentos, maiores custos de engenharia e problemas técnicos.
jmb/nro/mr/val/aa/jmo