O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) avaliou hoje que a perspectiva da estabilidade do sistema financeiro do Reino Unido é desafiadora, em meio a preocupações relacionadas à decisão do eleitorado britânico de votar pela saída do país da União Europeia, em plebiscito realizado em junho, e à volatilidade dos mercados financeiros.

Em comunicado, o Comitê de Política Monetária do BoE (FPC, pelas iniciais em inglês) apontou dois riscos específicos ligados à vitória do chamado “Brexit”. Um deles é uma possível forte queda nos preços e negócios do mercado imobiliário comercial, que pode prejudicar os bancos, e outro é que investidores estrangeiros evitem o Reino Unido, dificultando sua capacidade de financiar a diferença do que gasta em âmbito doméstico e ganha no exterior.

“O FPC considera que a atual perspectiva da estabilidade financeira no Reino Unido continua desafiadora”, disse o comitê.

O FPC não fez alterações em sua política este mês. Após o plebiscito de junho, o comitê reduziu as exigências de capital de bancos para garantir o aumento no volume de empréstimos para empresas e famílias. Fonte: Dow Jones Newswires.