SÃO PAULO, 22 NOV (ANSA) – Por Luciana Ribeiro – Em uma noite estrelada, o tenor Andrea Bocelli transformou o lendário Estádio do Pacaembu, em São Paulo, em uma ópera a céu aberto e surpreendeu o público presente ao interpretar “Acquarello”, a versão italiana de “Aquarela”, eternizada na voz de Toquinho. O concerto realizado na última sexta-feira (21) foi o primeiro de duas apresentações no Brasil, integrando a turnê que celebra os 30 anos de carreira do artista italiano, com destaque para sua trajetória operística, especialmente nas obras de Giuseppe Verdi.
Foi justamente por esse motivo que o tenor italiano se uniu à soprano Mariam Battistelli para interpretar a famosa ária ‘Libiamo ne’ Lieti Calici / Brindisi’, da ópera La Traviata, logo após a exibição de um vídeo com momentos importantes de sua carreira.
Ao longo do concerto, Bocelli também prestou uma linda homenagem a Luciano Pavarotti (1935-2007), grande intérprete das obras de Bellini, Donizetti, Verdi e Puccini, ao cantar “Notte ‘e piscatore”, enquanto surgiam imagens do tenor falecido nos telões.
Um dos momentos mais marcantes da apresentação aconteceu quando o artista surpreendeu o público ao cantar “Acquarello”, revelando seu apreço pela música brasileira e sua rica tradição lírica.
Ao lado da Orquestra do Theatro São Pedro e do Coral da EMESP Tom Jobim, além do maestro Carlo Bernini, Bocelli ainda navegou por “um mar de sons”, onde o erudito encontrou o popular, e levou ao palco a cantora Sandy. A brasileira emocionou a plateia com “Me Espera” e, em seguida, suas vozes se fundiram em “Vivo per lei”.
A parceria entre os dois não é recente. Em 1997, gravaram a versão de “Vivo por Ella”; em 2012, se reencontraram em Portofino, na Itália, quando Sandy acompanhou o tenor em sua primeira interpretação em português, “Corcovado”; e, em 2024, voltaram a cantar juntos em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, durante a turnê em celebração dos 30 anos de carreira de Bocelli.
No concerto no Pacaembu, também subiram ao palco a violinista Rusanda Panfili e os dançarinos de tango Paul Barys e Brittany O’Connor. Por sua vez, a cantora norte-americana Pia Toscano arrebatou o público com “All By Myself”, antes de se unir a Bocelli em emocionantes interpretações de “Bésame Mucho” e “Can’t Help Falling in Love”.
Para encerrar a noite a céu aberto, Bocelli presenteou a plateia com dois bis: o primeiro, para interpretar a clássica “Con te partirò”, mundialmente conhecida como “Time to Say Goodbye”; e o segundo, para se despedir com a icônica ária “Nessun dorma”.
O tenor italiano retorna ao palco da Arena Pacaembu ainda neste sábado (22), a partir das 20h30 (horário local), com árias das mais importantes óperas do mundo e também canções contemporâneas e populares. O concerto tem produção da Dançar Marketing.
Os ingressos ainda podem ser adquiridos no site oficial da eventim, com preços que vão de R$ 790 (meia-entrada do setor Norte) até R$ 7.900 (inteira do setor Platinum). (ANSA).