ASSIS, 19 DEZ (ANSA) – O tenor italiano Andrea Bocelli participou neste sábado (19) do 35º Concerto de Natal de Assis, na Basílica Superior de São Francisco. O evento será transmitido pela emissora “RAI” no próximo dia 25 de dezembro, após a benção Urbi et Orbi do papa Francisco.   

O concerto de Natal foi dirigido pelo maestro Steven Mercurio, com a orquestra do teatro Carlo Felice, de Gênova, e contou com a presença da violinista Anastasiya Patryshak e da soprano Clara Barbier Serrano.   

Em entrevista à ANSA Bocelli disse que a apresentação foi sua melhor “forma de desejar a todos um Natal tranquilo, especialmente aos que tanto sofreram neste ano difícil e conturbado que ainda estão passando por momentos difíceis”.   

“Não é a primeira vez que canto aqui, mas a presença do Santo e o ensinamento que deixou ao cristianismo é sempre muito forte e dá para sentir muito”, acrescentou o tenor, após ser questionado sobre se, através do concerto, uma mensagem de esperança pode ser enviada de Assis nestes tempos de pandemia. “São Francisco personifica a esperança”.   

Segundo o diretor da sala de imprensa do Sacro Convento, padre Enzo Fortunato, “como todos os anos, porém, ainda que as circunstâncias externas sejam muito diferentes e, inevitavelmente, a nossa situação espiritual também seja diferente, o evento continua a exprimir, de alguma forma, o grande mistério que ilumina o mundo e o tempo, inclusive este tempo de trevas”.   

A cerimônia também terá a apresentação do prêmio Lâmpada da Paz dado anualmente a personalidades globais que se “distinguiram por ter incansavelmente, difundido uma mensagem de paz e de esperança”.   

“Este aniversário do Concerto de Natal, que em outros anos foi particularmente alegre e festivo, é marcado neste ano bem como todas as nossas vivências cotidianas, desde a pandemia de Covid, da perda de tantas vidas, das medidas cautelares que tornam necessário evitar qualquer aglomeração de pessoas”, afirmou o guardião do Convento de Assis, frei Marco Moroni. (ANSA)