Bocelli emociona público de São Paulo com concerto de Natal

SÃO PAULO, 21 NOV (ANSA) – Por Luciana Ribeiro – O tenor italiano Andrea Bocelli foi o protagonista da primeira edição do concerto sinfônico beneficente “Natal para o Bem”, que emocionou um público de milhares de pessoas reunidas a céu aberto na Praça Charles Miller, em São Paulo, transformando a celebração de fim de ano em um gesto de esperança para famílias em situação de vulnerabilidade.   

Além de Bocelli, o evento reuniu nomes de destaque da música popular brasileira: Simone, referência nacional quando se fala em canções natalinas; Paula Lima; Tony Gordon; o compositor e instrumentista Ivan Lins; e a jovem soprano Valentina Lassi, revelação do cenário lírico.   

Cada artista emprestou sua voz a um repertório dedicado ao espírito do Natal, em um concerto com direção artística do maestro Ruriá Duprat, enquanto o público foi convidado a fazer doações para a compra de brinquedos, cestas básicas e kits de higiene destinados à Cruz Vermelha de São Paulo.   

O “Natal para o Bem” foi aberto com um momento religioso conduzido pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, em uma celebração que uniu fé e música com a Orquestra e Coral Del Chiaro, sob regência do maestro Danillo Del Chiaro.   

As Orquestras do Theatro São Pedro e do Coral da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (Emesp) também participaram, apresentando um medley natalino que incluiu “White Christmas”, “Have Yourself a Merry Little Christmas” e “O Velhinho”.   

Na sequência, Paula Lima interpretou as versões em português de “Jingle Bell Rock” e “Hallelujah”, de Leonard Cohen, além de “Primavera”.   

Já Tony Gordon assumiu o palco com seu carisma habitual e embalou o público com “Jingle Bells”, “What a Wonderful World” e “Você”, de Tim Maia, incluindo uma citação a “Get Up, Stand Up”, de Bob Marley.   

Ovacionado, Ivan Lins apresentou “Um Natal Brasileiro”, “Ô de Casa”, “Bandeira do Divino” e “Vitoriosa”, enquanto Simone emocionou o público com “Jesus Cristo”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “Natal das Crianças” e “Boas Festas”, acompanhada por um coral infantil.   

As crianças também dividiram o palco com a jovem soprano Valentina Lassi, cuja apresentação foi marcada por comoção e sensibilidade. O momento mais aguardado da noite, no entanto, veio com Bocelli, regido pelo maestro Carlo Bernini, seu parceiro de longa data.   

O tenor apresentou cinco canções reconhecidas por sua carga emocional e espiritual ? elementos que fizeram dele um ícone de celebrações natalinas em diversos países: “Amazing Grace”, “Adeste Fideles”, “White Christmas”, “Cantique de Noël” e “Santa Claus Is Coming to Town”.   

A primeira música arrancou delírio da plateia, especialmente quando, simultaneamente, uma árvore de Natal de 21 metros foi acesa na praça diante do lendário estádio Pacaembu. Ela permanecerá iluminada todas as noites até 6 de janeiro de 2026, quando se celebra o Dia de Reis.   

No encerramento, todos os artistas retornaram ao palco para cantar “Então é Natal” ? versão de “Happy Xmas (War Is Over)”, de John Lennon, eternizada na voz de Simone. Bocelli ainda ofereceu um “bis”, interpretando a ária imortal “Nessun Dorma” e desejando um “Feliz Natal” em português ao público. (ANSA).