BMW escolhe nuvem da AWS para impulsionar sistema de direção autônoma

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

BMW escolhe nuvem da AWS para impulsionar sistema de direção autônoma

BMW escolhe nuvem da AWS para impulsionar sistema de direção autônoma

A BMW anunciou nesta terça-feira (5) uma parceria com a AWS para impulsionar seu sistema de direção autônoma. Com o acordo, a montadora alemã usará os recursos da nuvem da Amazon para aprimorar sua próxima geração de automóveis, batizada de Neue Klasse, a ser lançada em 2025.

O novo sistema aproveitará os recursos da nuvem da AWS já usados pela BMW e será aprimorado com serviços de IA generativa, IoT, aprendizado de máquina e armazenamento. Também participa do projeto a Qualcomm, parceira da BMW no desenvolvimento do sistema de direção autônoma.

O sistema usa software e sensores integrados para fornecer avisos ao motorista, frenagem automatizada e funções de direção projetadas para ajudar a melhorar o desempenho do veículo na estrada. Segundo a montadora, colocar a plataforma de direção automatizada na nuvem ajuda a quebrar pontos isolados de desenvolvimento dentro das equipes de software de veículos e a promover uma maior colaboração global com os fornecedores.

A nuvem também será usada para ajudar a gerir o aumento da quantidade de dados gerados pelo sistema de direção autônoma. À medida que as montadoras implementam este tipo de recurso, os veículos criam mais dados. A partir da análise destes dados  para as equipes de engenharia analisarem e utilizarem no desenvolvimento de recursos futuros.