O secretário de Estado americano, Antony Blinken, fará uma nova visita à África Subsaariana após dez meses, informou o Departamento de Estado nesta quinta-feira (18).

A visita do chefe da diplomacia americana acontece em um contexto de crescente influência da Rússia e da China nessa região do planeta.

Blinken visitará Nigéria, Costa do Marfim, Angola e Cabo Verde a partir de segunda-feira (22) para abordar questões como o crescimento econômico e “impulsionar parcerias de segurança baseadas em valores compartilhados, como o respeito pelos direitos humanos, a promoção da democracia e a expansão do Estado de direito”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

Esse será o quarto giro de Blinken pela África desde que assumiu o cargo, em 2021.

Em sua última visita a um país da África Subsaariana, Blinken esteve no Níger, quatro meses antes de um golpe de Estado depor, em julho, o presidente eleito, Mohamed Bazoum.

O primeiro-ministro do Níger, nomeado pelo Exército, visitou a Rússia esta semana, em uma tentativa de pressionar por acordos de cooperação militar.

Por meio do grupo mercenário Wagner, a Rússia também está ativa no Mali, República Centro-Africana e possivelmente em Burkina Faso.

A visita de Blinken ocorrerá pouco depois da visita do ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi, que esteve na Costa do Marfim na quarta-feira, última parada de uma turnê africana que também o levou ao Egito, Tunísia e Togo.

Washington considera Pequim seu principal rival estratégico e se apresenta como um parceiro melhor para a África do que a China, que financia grandes projetos de infraestrutura por meio de empréstimos.

A última presença de um presidente dos Estados Unidos na África remonta a 2015, quando Barack Obama esteve no Quênia e na Etiópia.

Os Estados Unidos sediaram uma cúpula de líderes africanos em Washington em dezembro de 2022, prometendo investir mais no continente, e o presidente Joe Biden anunciou sua intenção de visitar o continente em 2023, o que não se concretizou.

sct/nro/dg/mr/aa/tt/dd