O secretário de Estado americano, Antony Blinken, parabenizou, nesta sexta-feira (5), as medidas anunciadas por Israel para permitir a chegada de mais ajuda humanitária a Gaza, mas alertou que Washington espera ver resultados concretos.

“São avanços positivos, mas a verdadeira prova são os resultados, e isso é o que esperamos ver nos próximos dias e semanas”, disse Blinken ao final de uma reunião com funcionários da UE em Bruxelas.

Israel anunciou que permitiria “temporariamente” a entrada de ajuda humanitária para famílias ameaçadas pela fome em Gaza, e Blinken disse que os Estados Unidos “davam as boas-vindas aos passos” prometidos.

De acordo com Blinken, os Estados Unidos observam com atenção se a ajuda humanitária está chegando de forma efetiva às famílias necessitadas, e se os voluntários de ONGs humanitárias podiam entregar essas cargas em segurança.

O chefe da diplomacia americana disse que é essencial que haja uma “investigação independente, exaustiva e amplamente divulgada” sobre o assassinato de trabalhadores humanitários da ONG World Central Kitchen, fundada pelo chef espanhol José Andrés.

“Esperamos ver uma apuração pública, que abra o caminho para uma prestação de contas”, disse.

Na opinião de Blinken, Israel deve tornar esse processo “uma prioridade”.

ob/ahg/avl/dd/aa