Blairo Maggi: ao virar exportador de alimentos, Brasil passou a sofrer ataques

São Paulo, 30/05 – O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira, no painel “Alimentando o Mundo, Agenda do Agronegócio”, no Fórum de Investimentos Brasil 2018, que o Brasil, ao se transformar em um país exportador de alimentos, passou a sofrer ataques de concorrentes, o que tem se intensificado à medida que o País ganha espaço nos mercados internacionais. “Nos últimos tempos, a cada semana, há uma bomba para desativar, um problema para resolver”, disse o ministro. Ele citou os problemas no setor de aves. “Enfrentamos resistência de produtores europeus que acham que o Brasil faz dumping ou concorrência desleal.” Ainda conforme Maggi, o foco é a ampliação de mercados para os produtos brasileiros de forma “consistente” para que o País consiga manter o espaço conquistado. “Tenho trabalhado com minha equipe na abertura do mercado internacional.”

No mesmo painel, o presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari, destacou que a agricultura do Brasil é reconhecida por sua competência e que a integração entre agricultura energética e alimentar deu sustentação ao desenvolvimento do setor no Brasil. “O Brasil é uma grande potência mundial na substituição de gasolina.” Ele destacou a importância da promoção de investimento privado na área de energia, tanto em refino de petróleo como na produção de etanol. “Se não fizermos nada, estamos fadados ao desabastecimento com a retomada do crescimento.” Ele citou, ainda, que a meta compulsória de descarbonização do Renovabio foi submetida à apreciação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para ser deliberada e examinada e ressaltou a expectativa do setor sucroenergético de aprovação.