Neste sábado, 5, a cidadee de Birmingham foi palco de um evento histórico: o último show ao vivo do Black Sabbath com sua formação original, reunindo Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward após 20 anos.
A celebração “Back to the Beginning”, realizada no estádio Villa Park, foi uma verdadeira maratona do heavy metal, com dezenas de milhares de fãs de preto prestando homenagem às lendas do gênero.
O evento, com lucros revertidos para a caridade, também marcou a despedida de Ozzy dos palcos, cinco anos após ele revelar o diagnóstico de Parkinson.
Com curadoria musical de Tom Morello (Rage Against the Machine), o festival contou com shows de nomes icônicos como Metallica, Slayer, Tool, Guns N’ Roses, Pantera, Alice in Chains, Gojira e Fred Durst, além de participações de Anthrax, Halestorm e Lamb of God.
Murais, faixas e homenagens tomaram conta da cidade, lembrando a influência do som pesado nascido das fábricas da cidade nos anos 1960. Para muitos, como o fã Runo Gokdemir, que vendeu seu carro para estar presente, o Black Sabbath vai além da música — é parte da vida, da superação e da identidade de uma geração.
Ver essa foto no Instagram