Muitos consumidores aguardam a Black Friday para ir as compras e aproveitar os descontos e ofertas especiais. Neste ano, o evento ocorre oficialmente no dia 25, no entanto, muitos comércios acabam se antecipando e fazendo promoções ao longo do mês.

De acordo com o Procon-SP, no ano passado, as varejistas B2W (dona da Americanas.com/ Submarino/ Shoptime/ Sou Barato/ Lojas Americanas), Via S.A (dona das Casas Bahia/ Pontofrio/ Extra.com.br), Magazine Luiza, Carrefour e Etna lideram o racking de reclamações no instituto.

Os principais problemas notificados pelos consumidores foram demora na entrega, pedido cancelado após finalização da compra, mudança de preço na finalização da compra, maquiagem de desconto ou produto indisponível.

No total, o Procon-SP informou ter recebido 703 reclamações em 2021. A B2W foi responsável por 15% das notificações, com 107 reclamações, logo em seguida veio a Via S.A, com 96 reclamações. O instituto também divulgou dicas para o consumidor evitar problemas durante a Black Friday, veja:

Antes de comprar

A primeira dica é avaliar se o valor do item desejado, mesmo em promoção, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento. O consumidor deve ainda pesquisar os preços em diferentes empresas e avaliar se o valor ( incluindo frete e juros, em caso de parcelamento) vale mesmo a pena.

O Procon-SP também orienta o consumidor a ficar alerta a para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas.

“Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação –observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes”, recomenda a instituição.

Para auxiliar o consumidor, o Procon disponibilizou uma lista de sites que devem ser evitados.

Pagamento

Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.

Prazo de arrependimento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comprador tem um prazo de sete dias da compra ou da entrega para devolver o produto caso se arrependa da compra. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

O dinheiro pago pelo produto ou serviço deverá ser devolvido integralmente.

Problemas com a compra

O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon do seu estado no atendimento online ou presencial.