O bilionário e investidor do Vale do Silício, Yuri Milner, anunciou na segunda-feira (10) que renunciou à sua cidadania russa.
“Minha família e eu deixamos a Rússia para sempre em 2014, após a anexação russa da Crimeia. E neste verão, concluímos oficialmente o processo de abrir mão de nossa cidadania russa”, tuitou o empresário nascido em Moscou.
Milner, fundador da empresa de investimentos na internet DST Global e um dos primeiros investidores do Facebook, tinha cidadania israelense desde 1999, disse a empresa em seu site.
Físico de formação, este capitalista de risco não possui ativos na Rússia e 97% de sua riqueza foi criada fora de seu país natal, acrescentou.
“Yuri nunca conheceu Vladimir Putin, individualmente ou em grupo”, insistiu.
A organização sem fins lucrativos de Milner, a Breakthrough Prize Foundation, condenou a invasão russa da Ucrânia.
“Enquanto a terrível guerra na Ucrânia continua, com as vítimas e atrocidades aumentando, a Breakthrough Prize Foundation condena veementemente a invasão da Ucrânia pela Rússia e seus ataques brutais e não provocados a civis”, disse em um comunicado em março.
As fundações de Milner doaram pelo menos US$ 11 milhões para ajudar refugiados da Ucrânia e cientistas forçados a deixar o país, segundo a DST Global.