VENEZA, 21 JAN (ANSA) – A dramaturga, diretora e atriz italiana Emma Dante é o nome escolhido para levar o Leão de Ouro por sua carreira na Bienal de Teatro de Veneza. Ela é tida como a “maior diretora italiana de teatro e ópera”.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), após consenso da diretoria do evento, atualmente liderada por Willem Dafoe.
“Ela [Dante] é uma artista, uma mulher que, partindo de Palermo, do coração de sua Palermo natal, trouxe a Sicília para o primeiro plano, incutindo os grandes ensinamentos de Luigi Pirandello, Leonardo Sciascia, Andrea Camilleri, bem como de Ciprì e Maresco ou Franco Scaldati, abordando corajosamente não apenas uma exploração linguística singular, mas também conferindo força cênica aos temas incômodos e dolorosos que sempre pareceram caracterizar sua terra natal”, justifica a Bienal de Teatro sobre a escolha.
No comunicado publicado na página inicial da iniciativa, o conselho diretor lembrou que Dante, de 58 anos, “permeia com criatividade” em suas peças temas como “família, luto, sonhos, fantasia, assim como amor e violência”, resultando em uma “linguagem singular e inconfundível”.
“Com ironia, empatia e afeto, Emma Dante evoca no palco um teatro de extraordinária simplicidade e humanidade, capaz de olhar para os menos afortunados, os esquecidos, para aquelas marginalizações humanas e urbanas que ela retrata como poucos outros artistas”, destaca a nota.
Já o Leão de Prata 2026 será entregue ao diretor grego-albanês Mario Banushi, de 27 anos, devido ao seu destaque nos cenários europeu e mundial.
A cerimônia de premiação acontecerá no 54° Festival Internacional de Teatro, de 7 a 21 de junho, em Veneza.
Durante a mostra, a peça “I Fantasmi di Basile” (“Os Fantasmas de Basile”), de Dante, será lançada a nível internacional. (ANSA).