Mundo

Biden visita a Europa em sua primeira viagem ao exterior como presidente dos Estados Unidos

Biden visita a Europa em sua primeira viagem ao exterior como presidente dos Estados Unidos

O presidente americano, Joe Biden, no Air Force One em Tulsa, Oklahoma, em 1º de junho de 2021 - AFP


Quase cinco meses depois de tomar posse como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará nesta quarta-feira (9) ao Reino Unido, primeira escala de uma visita ao continente europeu que tem a agenda lotada de reuniões de cúpula e que terminará com um encontro com o chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin.

Acompanhado pela primeira-dama, Jill Biden, o presidente democrata comparecerá à reunião de cúpula do G7 na Cornualha, onde a pandemia de covid-19 e a mudança climática estarão na lista de prioridades.

A primeira escala acontecerá na Base Aérea de Mildenhall, leste do Reino Unido, onde o presidente discursará para integrantes da Força Aérea americana.

Na quinta-feira está prevista uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. No domingo, Biden visitará a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.

“Minha viagem à Europa é uma oportunidade para que os Estados Unidos mobilizem as democracias do mundo”, declarou Biden, que repete desde sua posse que os “Estados Unidos estão de volta” (“America is back”) e pretende ter uma participação ativas nas questões mundiais.

Após o mandato de Donald Trump, no entanto, os aliados “receberão as palavras tranquilizadoras com um pouco de ceticismo”, destaca Suzanne Maloney, do centro de estudos Brookings, com sede em Washington.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

“A vontade de Biden de reconectar com eles terá que superar não apenas as cicatrizes dos últimos quatro anos, mas também as perguntas sobre a saúde da democracia americana”, escreveu.

O presidente democrata também visitará Bruxelas e terá vários encontros bilaterais em uma viagem desgastante de oito dias.

“Ele se prepara para isto há 50 anos”, afirmou sua porta-voz, Jen Psaki, em referência à longa carreira política do presidente de 78 anos, que foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1972.

“Ele conhece alguns destes dirigentes, entre eles o presidente Putin, há décadas”, completou.

– 80 milhões de doses –

Muito criticada pelo atraso no processo de compartilhar vacinas contra a covid-19 com o resto do mundo, a Casa Branca tenta agora assumir a dianteira na questão.

“Estados Unidos se comprometeram a trabalhar na imunização internacional com o mesmo senso de urgência demonstrado em casa”, afirmou Biden.

Washington acaba de anunciar que 75% das 80 milhões de doses prometidas a outros países até o fim de junho serão distribuídas por meio do sistema Covax – criado justamente para garantir uma distribuição equitativa das vacinas, sobretudo nos países de baixa renda.

A reunião com Putin, prevista para 16 de junho em Genebra, será o ponto culminante da viagem, que acontece em um momento em que Biden enfrenta problemas em casa, com tensões inclusive dentro do Partido Democrata.

Com assuntos como Ucrânia, Belarus, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny e os ciberataques, os debates devem ser duros e difíceis.

A Casa Branca, que alterna mensagens conciliadoras e advertências, insiste que suas expectativas são modestas. O único objetivo antecipado é tornar as relações entre os dois países “mais estáveis e previsíveis”.

“O problema é que Putin não quer necessariamente uma relação mais estável e previsível”, afirma Alexander Vershbow, ex-diplomata americano ex-número dois da Otan.

A presidência americana revelou poucos detalhes sobre o encontro com o presidente russo. Apenas deu a entender que, ao contrário do que aconteceu com Trump em Helsinque em 2018, não está na agenda uma entrevista coletiva conjunta.

Veja também
+ Sabrina Sato mostra corpo musculoso em clique na floresta
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago