NOVA YORK, 16 ABR (ANSA) – O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, rompeu o silêncio na última quinta-feira (15) e fez um balanço do atual governo de Donald Trump, acusando-o de “causar tantos danos e destruições” nos quatro primeiros meses de seu segundo mandado. Esta foi a primeira declaração pública do democrata após deixar a Casa Branca em janeiro.
“Em 100 dias, essa nova administração causou tantos danos e tantas destruições. É de tirar o fôlego que algo assim possa ter acontecido tão rápido”, afirmou o ex-chefe de Estado durante conferência nacional de Advogados, Conselheiros e Representantes de Pessoas com Deficiência em Chicago.
“Eles [governo Trump] atacaram a administração da Previdência Social ao mandar embora 7 mil funcionários”, disse Biden, dando destaque a um dos temas mais em voga entre o eleitorado americano.
O comentário visa aumentar a pressão sobre Trump em relação aos seus esforços desenfreados de reforma do governo, uma das bandeiras do “Departamento de Eficiência Governamental”, chefiado pelo bilionário Elon Musk.
O democrata apontou ainda que o site da Previdência Social “está em colapso”, ao impedir aposentados de receberem seus benefícios. O programa, do qual mais de 65 milhões de americanos dependem, é coloquialmente conhecido em Washington como a “terceira via da política”, devido à sua importância nacional.
Muitos americanos “literalmente contam com a Previdência Social para comprar comida, apenas para sobreviver”, disse Biden, e “para muitos desses beneficiários, é sua única renda.
Se fosse cortado ou retirado, seria devastador, devastador para milhões de pessoas”, acrescentou.
Segundo o democrata, os republicanos “estão à caça de recursos para financiar o corte de impostos para os ricos”.
Biden, de 82 anos, discursou por cerca de meia hora, revelando, algumas vezes, os sinais de envelhecimento que o levaram a abandonar a campanha de reeleição no ano passado, como se atrapalhar na leitura de frases exibidas em um teleprompter e ter dificuldades para terminar de contar histórias improvisadas.
Trump, em provocação ao ex-presidente, postou um pequeno vídeo em suas redes sociais sobre uma das anedotas confusas de Biden, mas sem adicionar comentários. (ANSA).