Biden quer elevar vendas de veículos elétricos com plano para reduzir emissões de automóveis

Biden quer elevar vendas de veículos elétricos com plano para reduzir emissões de automóveis

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) – A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) propôs nesta quarta-feira cortes abrangentes de emissões para caminhões e carros novos até 2032, uma medida que, segundo a agência, pode significar que dois em cada três novos veículos vendidos pelas montadoras nos EUA serão elétricos dentro de uma década.

A proposta, se aprovada, representa o plano mais agressivo dos EUA para redução das emissões de veículos até o momento, exigindo uma redução média anual de 13% na poluição e uma redução de 56% nas emissões médias projetadas da frota em relação aos requisitos de 2026. A EPA também está propondo novos padrões de emissões mais rigorosos para caminhões médios e pesados até 2032.

A EPA projeta que as regras para o período de 2027-2032 cortariam mais de 9 bilhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono até 2055 – o equivalente a mais do que o dobro das emissões totais de gás carbônico dos EUA no ano passado.

Montadoras e ambientalistas dizem que o governo está agindo rapidamente para aprovar as novas regras até o início de 2024, tornando muito mais difícil para um futuro presidente ou Congresso revertê-las. O então presidente Donald Trump revogou os limites rigorosos de emissões até 2025 estabelecidos sob a administração de Barack Obama, mas o governo Biden reverteu a decisão.

A agência estima que os benefícios líquidos da proposta variam de 850 bilhões a 1,6 trilhão de dólares até 2055. Até 2032, a proposta custaria cerca de 1.200 dólares por veículo para cada fabricante, mas economizaria ao proprietário mais de 9.000 dólares, em média, em custos de combustível, manutenção e reparo dentro de um período de oito anos.

Com base na proposta, a EPA estima que 50% dos novos veículos vocacionais, como ônibus e caminhões de lixo, poderão ser elétricos até 2032. As regras para veículos médios devem reduzir as emissões em 44% até 2026.

(Reportagem de David Shepardson)

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