Por Alexandra Alper e Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, previu nesta quarta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, fará um movimento militar na Ucrânia, mas disse que uma invasão em grande escala desencadearia uma resposta massiva que custaria caro para a Rússia e sua economia.

“Meu palpite é que ele vai avançar”, disse Biden em entrevista coletiva. “Ele tem que fazer alguma coisa.”

Biden indicou que a resposta dos EUA e do Ocidente poderia ser calibrada dependendo do que a Rússia fizer em meio às preocupações norte-americanas de que um ataque à Ucrânia possa ser lançado em dias ou semanas.

“A Rússia será responsabilizada se invadir –e depende do que fizer. Uma coisa é se for uma pequena incursão e acabarmos tendo que brigar sobre o que fazer e o que não fazer, etc”, disse Biden.

“Mas se eles realmente fizerem o que são capazes de fazer… será um desastre para a Rússia se eles invadirem ainda mais a Ucrânia”, acrescentou Biden.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Biden e sua equipe prepararam um amplo conjunto de sanções e outras penalidades econômicas a serem impostas à Rússia no caso de uma invasão.

A Rússia concentrou dezenas de milhares de soldados na fronteira com a Ucrânia e exigiu que a Otan forneça garantias de que encerrará sua expansão para o leste.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0I12B-BASEIMAGE


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias