O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Donald Trump pela vitória na eleição desta quarta-feira, 6, e o convidou para ir à Casa Branca, que o republicano vai ocupar a partir de janeiro de 2025.
+Distância entre Lula e Trump não afetará proximidade do Brasil com os EUA, diz ex-chanceler
De acordo com o governo americano, Biden fará um discurso oficial a respeito dos resultados das eleições e do período de transição para o mandato do opositor.
Antigos rivais
O atual e o próximo presidente dos EUA se enfrentaram nas urnas em 2020, quando Trump buscava renovar seu primeiro mandato na Casa Branca. Depois de uma disputa acirrada e de uma apuração de cinco dias, Biden foi eleito, e viu o adversário colocar o processo eleitoral em dúvida.
Em janeiro de 2021, quando o democrata assumiu o cargo, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso americano, para protestar contra a diplomação de Biden. O ataque deixou cinco mortos e centenas de feridos.
Neste ano, o republicano derrotou Kamala Harris, vice-presidente de Biden, em embate que ocorreu após a o incumbente desistir de concorrer à reeleição.