“Solo hay una opción y tu voto hace la diferencia” (Só há uma opção e seu voto faz a diferença) diz o novo anúncio em espanhol divulgado pela equipe de campanha do presidente Joe Biden para atrair o voto de milhões de hispânicos nas presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

O anúncio “Una opción” – em espanhol, ‘spanglish’ e inglês – se concentra no eleitorado da terceira idade e nas mulheres.

“Para nossos avós, a insulina a 35 dólares” (cerca de R$ 175), dizem duas vozes em ‘off’ sobrepostas.

A campanha, destaca, assim, um dos feitos de Biden: baixar o preço da insulina para os conveniados de um programa federal de seguro médico.

O democrata pressionou as companhias farmacêuticas a baixarem os preços dos medicamentos, um ponto crucial em um país onde quase 26 milhões de pessoas não tinham plano de saúde em 2022, segundo o Escritório do Censo, e mais de 37 milhões são diabéticas, segundo os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).

O direito ao aborto é outro tema abordado no anúncio e um dos trunfos nos quais o presidente se apoia para atrair o eleitorado feminino.

“Para as mulheres, a liberdade de decidir sobre nossos corpos” ou “prisão para médicos que praticarem aborto – essa é a diferença entre Joe Biden e Donald Trump”, seu antecessor republicano e adversário nas próximas eleições, afirma o anúncio.

O democrata promete restaurar em todo o país a proteção do direito ao aborto, dinamitada pela Suprema Corte, de viés conservador, após ser reformada durante o mandato de Trump.

Por outro lado, não há uma única palavra sobre migração, outro dos temas primordiais da campanha, mas que obriga o democrata a fazer um equilibrismo entre diminuir a chegada de migrantes a partir da fronteira com o México (como os americanos querem, segundo as pesquisas) e a política migratória “humana” que prometeu.

No anúncio, os democratas cuidam de cada detalhe: as imagens são coloridas quando falam de Biden, que aparece sorridente e próximo, e em preto e branco quando mencionam Trump, a quem mostram sério e distante.

“Sou Joe Biden e aprovo esta mensagem”, diz o presidente em inglês ao final do vídeo de cerca de 30 segundos.

A mensagem em ‘spanglish’ se dirige aos milhões de latinos bilíngues de estados disputados como Arizona e Nevada, para onde Biden viajou nesta terça-feira, e faz parte de um investimento milionário em veículos da mídia tradicional e digital hispânicos.

“Não vamos chegar a nenhuma comunidade duas semanas antes das eleições dizendo que há muito em jogo. As apostas são altas. Estamos começando meses e meses e meses antes, inclusive antes da convenção democrata, para difundir a mensagem… E conquistar o voto”, explicou o senador Alex Padilla, citado em um comunicado, em alusão à convenção do partido, prevista para agosto.

Nesta terça, a equipe de campanha também lançou o “Latinos com Biden-Harris”, que descreve como um “programa de organização nacional para mobilizar as comunidades latinas em todo o país”.

Embora tradicionalmente os hispânicos votem nos democratas, há alguns anos tem aumentado o apoio desta comunidade aos republicanos, como se viu nas eleições de 2020 com Trump.

Mais de 30 milhões de latinos estão habilitados a votar nas presidenciais, número superior ao de afro-americanos, segundo o Pew Research Center.

Mas, tradicionalmente, pouco mais da metade comparece às urnas. Segundo o Fundo Educacional da Associação Nacional de Funcionários Latinos Eleitos e Designados (NALEO), pelo menos 17,5 milhões de hispânicos vão votar nas próximas eleições.

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