30/04/2019 - 14:28
Joe Biden lidera a candidatura presidencial democrata com ampla vantagem até 2020, com 39% de apoio, de acordo com uma pesquisa da CNN divulgada nesta terça-feira, poucos dias após o início da campanha pelo ex-vice-presidente de Barack Obama.
Biden, de 76 anos, está longe de ser o segundo na corrida pela nomeação, o senador pelo estado de Vermont e localizado mais à esquerda no partido, Bernie Sanders, que é apoiado por 15% dos democratas, de acordo com essa pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de abril pelo Instituto SSRS.
Os dois se destacam dentro de um grupo de 20 candidatos, entre os quais, nenhum dos restantes alcançam 10% de apoio.
Mais abaixo na lista está a senadora progressista Elizabeth Warren, com 8%, seguida pelo jovem prefeito de Indiana, Pete Buttigieg (7%) e o ex-congressista do Texas, Beto O’Rourke (6%), respectivamente.
Após vários meses de suspense, Biden entrou na campanha na semana passada com um aumento de 11% no apoio, em comparação com a pesquisa divulgada em março, embora ele ainda não fosse um candidato oficial na época.
A popularidade de Pete Buttigieg também melhorou entre os democratas, em contraste com Beto O’Rourke e Kamala Harris, que perderam sete pontos.
Biden, um veterano da política, começou a corrida para derrotar Donald Trump com uma imagem de união e um discurso moderado, destacando suas origens humildes.