Mundo

Biden diz que Trump ‘se recusou a respeitar vontade do povo’

Biden diz que Trump ‘se recusou a respeitar vontade do povo’

O presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca em 7 de dezembro de 2020 - AFP


O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, fez nesta segunda-feira (14) sua maior crítica a Donald Trump desde as eleições de novembro, ao afirmar que o presidente republicano desafiou a Constituição e “a vontade do povo” com sua insistência em não reconhecer os resultados eleitorais.

“É uma posição tão extrema, que nunca havíamos visto. Uma posição que se recusou a respeitar a vontade do povo, a respeitar o Estado de Direito e a honrar a nossa Constituição”, disse Biden em discurso após ter sua vitória confirmada pelo Colégio Eleitoral. Biden se referia a um processo do Partido Republicano promovido por Trump que buscava contestar a vitória do candidato democrata em vários estados-chave, mas que foi rejeitado pela Suprema Corte na última sexta-feira.

O presidente eleito elogiou os americanos pelos níveis recordes de participação na votação, apesar dos temores pela covid-19 e da “enorme pressão política, abuso verbal e até ameaças de violência física” contra as autoridades eleitorais.

“A chama da democracia foi acesa neste país há muito tempo. E agora sabemos que nada, nem mesmo uma pandemia ou um abuso de poder, pode apagá-la”, declarou Biden. “Espero, sinceramente, que nunca mais voltemos a ver alguém sujeito ao tipo de ameaça e abusos que vimos nessas eleições”, assinalou, chamando de “inconcebível” o assédio a funcionários eleitorais.

O democrata disse que Trump exerceu plenamente seu direito de contestar os resultados na Justiça e, “em nenhum caso, foi encontrada qualquer causa ou evidência para reverter, questionar ou disputá-los”. Biden também criticou o Partido Republicano por apoiar as alegações sem provas de Trump de fraude em massa. No entanto, acrescentou, a Suprema Corte enviou “um sinal claro” na semana passada.

Após a votação do Colégio Eleitoral, Biden disse que “é hora de virar a página”. “Estou convencido de que podemos trabalhar juntos pelo bem da nação”, defendeu.


Saiba mais
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua