WASHINGTON, 20 AGO (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou na noite de segunda-feira (19) na Convenção Nacional do Partido Democrata, em Chicago, e prometeu se empenhar para eleger sua vice, Kamala Harris, na disputa contra Donald Trump pela Casa Branca.
Pouco mais de um mês depois de ter desistido da corrida eleitoral para aumentar as chances de vitória democrata, o mandatário de 81 anos subiu ao palco visivelmente comovido e, sob aplausos da multidão, disse que “ama” seu trabalho, mas acrescentou que ama “ainda mais o país”.
“Serei o melhor voluntário que Kamala e Tim [Walz, candidato a vice] já tiveram”, garantiu Biden, que deu um abraço afetuoso em Harris.
“Escolher Kamala como vice-presidente foi a melhor decisão da minha carreira. Ela é durona, preparada e tem grande integridade”, acrescentou o democrata, que ainda brincou: “Os melhores presidentes foram vice-presidentes”.
Durante o discurso, Biden garantiu que os EUA trabalham “24 horas por dia para um cessar-fogo em Gaza”, uma resposta aos manifestantes que protestaram em Chicago em apoio à causa palestina, e chamou Trump de “perdedor”.
“Não há lugar nos Estados Unidos para a violência política. A democracia prevaleceu e agora deve ser mantida”, ressaltou o presidente, em referência à invasão do Capitólio por apoiadores do magnata republicano em 2021.
O primeiro dia da convenção democrata ainda teve um pronunciamento da ex-secretária de Estado e ex-presidenciável Hillary Clinton, que definiu Biden como “herói da democracia” e disse que Kamala Harris lutará pelo direito ao aborto em nível nacional.
“Vamos mandar Kamala e Tim à Casa Branca. Temos uma escolha, e Kamala tem o caráter e a experiência para nos levar adiante”, afirmou. (ANSA).