O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) inaugurou na tarde desta segunda-feira, 29, um escritório em São Paulo, o primeiro da instituição fora de uma capital de um país-membro. O objetivo da unidade é atender principalmente ao setor privado.

O evento de inauguração contou com a presença do presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, iria ao evento, mas teve que cancelar por conta de compromisso com o presidente Michel Temer em Brasília.

Na cerimônia, Moreno disse que o Brasil está “na ponta do desenvolvimento da América Latina” e que a instituição segue acreditando no potencial do País. O Estado de São Paulo é o maior cliente do banco de desenvolvimento. Infraestrutura e agronegócios estão entre os setores que o BID costuma participar como financiador na região, disse Moreno.

Já Alckmin ressaltou que o BID tem financiado as principais obras de infraestrutura de São Paulo, como o Rodoanel e a Linha 5 do Metrô, que terá mais algumas estações inauguradas este ano. “Precisamos de confiança e de crédito. O BID traz as duas coisas.”

O governador ressaltou que em julho haverá uma licitação de novas linhas do Metrô, voltados para a iniciativa privada e que o BID já poderá participar. “O BID pode ter papel fundamental na infraestrutura”, disse Alckmin.

O escritório em São Paulo deve fortalecer os negócios no Brasil da Corporação Interamericana de Investimentos (CII), o braço do BID para o setor privado. A CII administra atualmente US$ 3,1 bilhões no Brasil.