Bicampeão olímpico Davide Tizzano morre aos 57 anos

ROMA, 29 DEZ (ANSA) – Bicampeão olímpico nas Olimpíadas de 1988 e 1996, o ex-remador Davide Tizzano, presidente da Federação Italiana de Remo (FIC), morreu nesta segunda-feira (29), aos 57 anos.   

O ex-atleta era um dirigente considerado versátil, já que além de liderar a principal entidade do remo na Itália, ocupava o cargo de responsável pelo Comitê Internacional dos Jogos do Mediterrâneo. As causas da morte de Tizzano não foram divulgadas.   

“O mundo do esporte perdeu um grande campeão, uma figura fundamental, com duas esplêndidas medalhas de ouro olímpicas, e um dirigente esportivo de altíssimo nível”, afirmou Luciano Buonfiglio, presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni).   

Além de ter sido uma das principais referências do remo na Itália, Tizzano também praticava vela e chegou a competir na tradicional Copa América.   

O ex-remador ainda se destacou por sua atuação como ambientalista, engajando-se na proteção do patrimônio marinho e fluvial da Itália, além de ter desempenhado diversas funções dentro do Coni. (ANSA).