Slava Medvedenk já tinha anunciado que iria ser voluntário no combate à invasão russa na Ucrânia. Agora, o bicampeão da NBA e ex-companheiro de Shaquille O’Neal e Kobe Bryant decidiu leiloar seus anéis dos títulos, com o objetivo de destinar o valor para seu país.

“Para que preciso desses anéis se eles estão guardados em um cofre? Posso morrer a qualquer momento, então acho que devo mostrar liderança, ajudar o povo do meu país a viver melhor e ajudar as crianças”, disse Slava, em entrevista à AP.

Desde o início do conflito entre os países no leste europeu, o ex-jogador tem atuado nas forças de defesa territorial, mesmo sem treinamento militar.

Responsável por leiloar as peças, a SCP Auctions vai mandar a quantia arrecadada para a fundação Fly High. Além da ajuda humanitária, a intenção é ajudar as crianças ucranianas com estruturas esportivas de melhor qualidade.

“Queremos restaurar os ginásios porque o exército russo bombardeou mais de uma centena de escolas. Nosso país precisa de muito dinheiro para consertar essas escolas. Os ginásios estarão no final da lista de prioridades”, explicou.

O gesto de Mevdevenko não é um ato isolado. Outros atletas ucranianos também se dispuseram a se desfazer de itens importantes para arrecadar dinheiro para o país.