Biblioteca Nacional recebe concerto em homenagem a Puccini

SÃO PAULO, 14 OUT (ANSA) – O saguão da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, se transformará em uma grande sala de concertos nesta sexta-feira (17), em homenagem ao compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924), um dos maiores nomes da história da música clássica e autor de óperas como “La Bohème”, “Tosca” e “Madama Butterfly”.   

Com entrada gratuita, o evento “A Toscana de Puccini” reunirá renomados nomes da música lírica: a soprano Greta Doveri, o tenor Alan Sciberras e o pianista José Sacramento, a partir das 14h (horário local). A apresentação será conduzida pela diretora de óperas Vivien Hewitt.   

No repertório, o público poderá apreciar obras de grandes compositores italianos, como Puccini, Pietro Mascagni (1863-1945) e Ruggero Leoncavallo (1857-1919), além de composições do brasileiro Carlos Gomes (1836-1896).   

A iniciativa é promovida pela Associação Lucchesi nel Mondo ? cuja presidenta, Ilaria Del Bianco, fará uma introdução ao público ? e realizada em parceria com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura.   

Puccini esteve no Rio de Janeiro em 1905, durante uma breve escala a bordo do navio Umbria. Na ocasião, visitou o Jardim Botânico e posou para fotos que, anos depois, foram identificadas no acervo da Biblioteca Nacional, publicadas no periódico Figuras e Figurões.   

Mais recentemente, em setembro de 2024, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, visitou a Casa Puccini, na Itália, onde identificou cinco novas fotografias da visita de Puccini ao Rio ? imagens até então desconhecidas ? com o apoio da diretora da instituição, Patrizia Mavilla, e do arquivista Manuel Rossi.   

O achado resultou em um intercâmbio de arquivos digitais entre a Biblioteca Nacional e a Casa Puccini. (ANSA).