RIO DE JANEIRO, 10 FEV (ANSA) – A Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, e a British Library assinaram nesta segunda-feira (10) em Londres, na Inglaterra, um memorando de entendimento.
O acordo servirá para que as instituições colaborem em projetos de pesquisa e no compartilhamento de informações sobre seus respectivos acervos, aquisições contemporâneas, fornecedores, práticas e conhecimentos.
O documento foi assinado em Londres, onde fica a sede da Biblioteca Britânica, pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, e pela CEO da instituição europeia, Rebecca Lawrence.
“A Biblioteca Nacional do Brasil se orgulha do memorando assinado com a British Library. Porque reforça os laços históricos entre os nossos países, com base na cultura e no diálogo, no domínio dos acervos bibliotecários, na aprendizagem técnica oportuna e mútua na investigação de gestão e inovação.
Celebra as diferenças que nos unem e inaugura toda uma série de ações conjuntas”, declarou Lucchesi.
Lawrence, por sua vez, mencionou que o pacto permitirá desenvolver um “valioso diálogo profissional e a troca de habilidades entre as duas instituições”.
“Esperamos trabalhar em estreita colaboração para avançar o conhecimento e enriquecer a compreensão das coleções que cuidamos”, complementou a britânica. (ANSA).